domingo, 29 de abril de 2012


10 dicas para fazer seu negócio dar certo


'Os principais motivos da "morte" de microempresas nos cinco primeiros anos de vida são um nome ruim, o local escolhido para abrir o negócio e a carga tributária.'Klaudius.

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10 dicas para fazer seu negócio dar certo
O nome da empresa deve estar atrelado ao ramo
Brasil - Abrir um negócio próprio não depende apenas de dinheiro e disposição. É preciso observar diferentes detalhes para o negócio não naufragar. E, quando isso acontece, a má administração sempre é apontada como a causa principal do insucesso.

Mas não é apenas esse fator que vai determinar o fim de uma micro ou pequena empresa. Escolher a localização certa, ter um bom contador e dispor de uma consultoria financeira para auxiliar nos primeiros passos são aspectos fundamentais para o sucesso da empreitada.

- Os principais motivos da "morte" de microempresas nos cinco primeiros anos de vida são um nome ruim, o local escolhido para abrir o negócio e a carga tributária. É claro que falta de planejamento também interfere no sucesso do projeto - afirma o assessor financeiro e contábil Klaudius de Mallizi Faria.

Tendo em vista as dificuldades que as micro, pequenas e médias empresas têm para sobreviver no mercado, Faria elaborou dez dicas que acredita serem essenciais para ajudar o pequeno empresário a ter sucesso no seu novo negócio. Confira:

- Quem vai administrar? O sócio vai trabalhar? - É importante ficar definido quem vai ser o "cabeça" do negócio, quantas pessoas estarão envolvidas no trabalho, se o dono tem outra renda ou vai depender exclusivamente da nova empresa, se precisa do retorno rápido para seu sustento e o da família;

- Ter um bom contador - É preciso contar com um profissional que apresente uma planilha com a demostração financeira e fluxo de caixa para saber qual o fôlego mínimo do negócio. O contador pode dizer o tempo e o planejamento para o futuro da empresa. Ele também pode prever em quanto tempo o investidor pode ter retorno financeiro;

- O nome do negócio/da empresa- O nome traduz o significado da empresa. Por isso, deve ser escolhido com cuidado, para que as pessoas associem facilmente ao produto que será negociado ou ao serviço que será oferecido;

- O ponto certo - Deve ser feita uma pesquisa para verificar se o local está apto a receber este tipo de microempresa, se tem concorrência na área (se for o caso) e se a vizinhança faz parte do público alvo a ser atendido;

- Saber se o local é autorizado pela prefeitura- É de extrema importância verificar a legalidade do ponto para não se perder tempo, nem dinheiro.

- Preparação da documentação/ Alvará- Muitas empresas acabam fechando depois da inauguração pela falta de documentos, em especial o alvará.

- A contratação de uma assessoria de comunicação- A divulgação antes do início da atividade poderá ajudar bastante. Uma assessoria de imprensa verá a melhor forma de divulgar o negócio, montando uma estratégia de acordo com o público alvo do produto;

- A contratação de sua equipe de trabalho- A equipe deve ser escolhida com muita calma e cautela. Bons profissionais podem fazer uma empresa deslanchar em pouco tempo;

- O treinamento da equipe- Cada pessoa deve ficar ciente de sua função na empresa e saber que deverá exercê-la com prazer e boa vontade. O cliente sempre deve ficar satisfeito com o resultado final;

- O sucesso das vendas dos serviços e a manutenção de seus clientes- O sucesso depende de cada passo citado acima. Com cuidado, atenção e trabalho, a empresa tem tudo para triunfar e se tornar referência no mercado. A distribuição de resultados entre seus funcionários será vista com bons olhos e irá gerar maior satisfação de todos.

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